28 A 30 DE MAIO


Submissão de trabalho(s)

Acesse o sistema de inscrição e submissão



Temas Livres:

Considerações Gerais

Os Temas Livres serão o foco principal do Congresso. Poderão ser na forma de apresentação oral ou pôster, em português. A Comissão Científica, cegada para nomes dos autores ou instituições, decidirá em caráter irrevogável em qual categoria o tema livre será apresentado. Para os temas com apresentação oral, haverá sessões em todos períodos do Congresso. Os pôsteres poderão ser enquadrados para apresentação em e-pôsteres apenas.

O período para submissão dos trabalhos será 01 de outubro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020, sem prorrogações. A divulgação do resultado da avaliação da Comissão Científica ocorrerá após análise de todos os trabalhos recebidos, sendo o autor que submeteu o trabalho notificado via mail.

Por ocasião da submissão, deverá ser destacado o nome do apresentador, o qual deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento antes de submeter o trabalho. Um segundo apresentador deve estar disponível para apresentação no caso do apresentador inicial não puder comparecer ao evento. Caso o apresentador seja graduando, obrigatoriamente o autor principal deverá comparecer durante a apresentação ficando disponível para argumentações e esclarecimentos acerca do tema exposto. Nos casos de não comparecimento para apresentação, o autor principal ficará impedido de submeter trabalhos no próximo Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica. Um único certificado impresso será entregue ao apresentador do trabalho. Os certificados também estarão disponíveis no site do congresso para download, por tempo a ser divulgado.

Todos os autores do trabalho deverão preencher a ficha de Divulgação Financeira presente no site do Congresso. Os trabalhos devem ter caráter imparcial e serem livres de conflito de interesses. Qualquer conflito comercial que influencie na imparcialidade do trabalho deve ser declarado já no resumo a ser submetido.

Trabalhos apresentados em outros congressos porém não publicados podem ser submetidos. Contudo, esta informação deve constar na submissão e na apresentação no caso de ser aceito.

Instruções para submissão de resumos

  1. O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.
  2. Acesse a área restrita, fornecendo seu “login” e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
  3. Clique no menu "Meus Trabalhos".
  4. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
  5. Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Não serão permitidas alterações após a submissão.
  6. Assinale a área de adequação do seu trabalho:
    1. Ortopedia Pediátrica Geral
    2. Neuro-ortopedia
    3. Quadril
    4. Medicina Esportiva
    5. Trauma
  7. Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

Instruções para preparação de resumos

  1. O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
  2. O texto do resumo não deve exceder 450 palavras.
  3. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
  4. O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo necessário seguir a sequência:
    • Introdução/ Objetivos: declaração breve sobre o problema ou questão e objetivos do estudo.
    • Desenho do estudo: conforme citado no Oxford-Centre for Evidence Based Medicine. Website: www.cebm.net
    • Métodos: participantes do estudo, métodos de avaliação e análise estatística quando aplicáveis
    • Resultados: dados que foram analisados quando da finalização do estudo, incluindo resultados estatísticos. Resultados de estudos qualitativos devem incluir descrição e análise apropriadas. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. O estudo somente deve ser submetido se estiver finalizado e as conclusões já estiverem delineadas baseadas nos resultados obtidos.
    • Conclusões/significância: devem ser informadas apenas conclusões suportadas pelos resultados obtidos. Destacar a significância ou as implicações diretas dos achados obtidos. OBS: Relatos de Caso/Casos Clínicos, o resumo deve ser estruturado como segue: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Recomenda-se que sejam enviados apenas casos incomuns, seja de apresentação como desfecho.
  5. Referências, agradecimentos e ajuda financeira deverão constar apenas na apresentação, no caso do trabalho ser aceito.
  6. Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

Sobre a apresentação:

Arquivos de vídeo deverão ser adequadamente formatados, salvos em mídias específicas e testados no Mídia Desk com antecedência. Caso não ocorra a apresentação do vídeo, não será acrescido tempo extra. O uso de computadores particulares não será possível.

O tempo para a apresentação de tema livre será de 6 (seis) minutos, impreterivelmente.

Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponíveis na área restrita do autor principal e previamente determinados no programa científico do congresso.

A presença de todos os apresentadores será requerida no auditório com mínimo de 15 minutos antes do início da sessão.